RPG com o tema de Máfia ou Guerra Moderna?

Olá galera! Tudo bem?
Então, não sei se é aqui o local ideal para este post … se não for, já peço desculpas.
A questão é a seguinte:

Tenho um grupo de amigos pessoais interessados em aprender a jogar RPG (“curiosos” talvez seja o melhor termo). Contudo, eles não tem nenhum desejo de jogar historias de temas medievais. Acham boring e não dão o braço a torcer.
Acontece que, em minha curta jornada neste universo (só joguei em 3 mesas ao todo, 1 ficou pela metade :worried:) só tive a oportunidade de jogar D&D 5º Edição, e nada sei sobre outros sistemas … E tão pouco sei mestrar/narrar uma aventura, mais estou disposto a tentar!

E ai é que vem o meu questionamento: Existem sistemas específicos para Guerras “Modernas”? Algo que envolva tiros e granadas … coisas nesse sentido. Como gosto muito do tema de Máfia, sinto que ficaria mais “a vontade”, mais se não existir, posso tentar outra coisa.

Agradeço a qualquer um que possa me dar uma luz! Muito Obrigado!
E sim, eu sou noob, podem me julgar! :sunglasses:

2 Likes
  • Savage Worlds
  • Gurps
  • Shadowrun
  • Modern D20

Admito que o estilo que mais jogo/gosto é o medieval entao não tenho muita experiencia com esse estilo de jogo, por outro lado, já li algumas coisas, baseado nisso, um sistema especificamente para Guerras “Modernas”? acredito que não(sei), mas existem RPG genéricos, que são desenhados para se jogar de tudo, junto deles muitos módulos, que aí sim possuem especificidades do tipo guerra mundial etc.

2 Likes

@Rezende existem diversos sistemas e hipoteticamente para qualquer tipo de jogo. Mas você está disposto a aprender um novo sistema para os curiosos?

Se é mais para curiosos, recomendo você dar uma olhada no 3D&T, sistema super simples e se adapta em qualquer cenário bem fácil.

O próprio D&D5E no livro do mestre traz sobre armas modernas e outros cenários que não a fantasia medieval.

O Storytelling tem livros específicos para guerras neste ponto, e também é um sistema fácil de aprender, porém com mais regras e bem mais complexo que o já citado.

1 Like

Man, se é para seus amigos ou familiares que pretende mestrar, recomendo fazer o mesmo que fiz, neste link: [Contos] Introduzindo o RPG pra família
Porém, se você só procura um sistema que te agrade e um mestre surgirá dentro de seu grupo, siga as dicas do Adgres e do Mosonow que é sucesso.

Outra coisa: Temos um projeto, aqui no site e no discord chamado Academia para Mestres e Aprendizes. Nós ficaremos felizes se pudermos te ajudar a melhorar suas técnicas de narração.

@Adgres Vlw! To dando uma olhada nesses sistemas, gostei do Savage Words, achei ele … prático.

@Mosonow Vlw! Vou dar uma olhada nesses também!

@thallesbraga Sim, são amigos do meu antigo colégio … quero fazer algo nessa pegada que você fez … nada mto “sério”, talvez uma ou duas one shots. A intenção é demonstrar que rgps são extremamente divertidos.
E quanto a este projeto, como ele funciona? Eu gostaria de aprender a mestrar, pois sinto faltas de mesas em que eu possa jogar. Aonde eu posso me inscrever?

1 Like

A Staff começou o projeto, então… Já está inscrito. Vou falar com você pelo Discord :thatswhereyourewrong:

Para além dos sistemas citados, caso ainda esteja procurando por algo,eu adicionaria o “Mundo das Trevas” - Storytelling.
joguei algumas campanhas urbanas com este sistema e acho que é bem prático e rápido para montar fichas/jogar.

Eu particularmente sou fã do Storyteller…mas pode te servir bem tbm.

2 Likes