Guia do Aventureiro em Fortuna

Olá a todos Exploradores da Masmorra!

Hoje venho partilhar um projeto que estou desenvolvendo para D&D 5E no roll20. O projeto se chama Fortuna e é um WestMarches repensado. Para mais detalhes entre no guia detalhado aqui.

O que é o Fortuna?

Fortuna será uma mesa com diversos jogadores, baseada em uma modalidade chamada “WestMarshes” outro sistema da mesma modalidade também muito conhecido por muitos é o Adventurers League. O sistema que será utilizado em nossa aventura será o D&D 5E com customizações HomeBrew’s.

Para aqueles que nunca ouviram falar em “WestMarshes” e “Adventurers League”, em ambos desses sistemas, são colocadas apenas limitações mínimas para os personagens, com isso, o jogador pode vagar e modificar completamente o mundo, de acordo com a sua vontade. Ao contrário dos jogos de progressão, um jogo nessa modalidade enfatiza a exploração e permite selecionar as tarefas que serão realizadas.

Todavia diferente das modalidades de RPG convencionais onde o Mestre modifica o mundo para ajudar os jogadores e enfatizar os seus feitos, em Fortuna o mundo é reativo e reagira neutralmente independente dos aventureiros em jogo.

Qual cenário o fortuna se passara?

O Fortuna se passara em um cenário desenvolvido pelos Mestres envolvidos com o projeto, inspirado por alta fantasia de Forgotten Realms, chamado Eternia.

Como as sessões serão Marcadas?

Todas as sessões do Fortuna serão marcadas pelos própios jogadores, após decidirem o grupo de jogadores que participaram da sessão e a data, os jogadores devêm contactar um Mestre que esteja disponível no dia para assim realizar a sessão.

Quantos jogadores são permitidos por Grupo

Todas as sessões só poderão ser realizada com um mínimo de 3 jogadores até um máximo de 5 jogadores, sempre sendo preferencial a quantia de 4 a 5 jogadores por sessão.

A experiência de cada personagem é individual?

Sim, aqueles que trabalharem duro serão mais bem recompensados.

Quantas mesas cada grupo pode jogar?

A proposta

A proposta do Fortuna é criar um mundo unificado onde todos os jogadores estão trabalhando em conjunto para modifica-lo, existindo diversas interações entre os diferentes grupos de aventureiros fora ou durante as sessões, como por exemplo:

*Sistema de revelar mapa, cooperativo. (Envolve todos os jogadores do Fortuna)

  • Sistema de Recursos e Craft. (Simplificado)
  • Mercado entre os jogadores.
  • Parte das missões também são feitas pelos próprios jogadores.
  • Mundo vivo com diversas coisas acontecendo, independente da influencia dos jogadores.
  • PvP entre os jogadores
  • Sistema de mestragem uniforme

Os três pilares do Sistema

O sistema está sendo desenvolvido em sinergia com as ideias descritas no Manual do Mestre.


Explorar nem sempre é uma tarefa trivial, requer trabalho em conjunto e esforço de todos os membros, entre administrar os recursos disponíveis, caçar, pilhar, definir a reação aos encontros, desenhar os mapas, traçar os objetivos de maneira clara, acampar, e proteger o acampamento durante a calada da madrugada.

A névoa de guerra


O sistema de exploração conta com um conjunto de regras, uma delas e a principal é a nevoa de guerra, mais conhecida como FOG. O FOG representa a área desconhecida pelos aventureiros e ainda não desenhada em seus mapas, com o explorar do mapa, as áreas vão sendo desenhadas pelo grupo, podendo compartilhar as áreas reveladas com outros jogadores.

Para nosso sistema, um dos elementos mais importante é a Exploração, um mundo novo e desconhecido por todos, pronto para ser explorado pelos mais variados grupos de jogadores.

Em fortuna a exploração acontecerá em um Sistema de Hex, em um mapa único feito especialmente para o sistema.

Por trás das cortinas

Olhando por trás das cortinas do Mestre da mesa, existe um punhado de representações no mapa, exércitos, criaturas vagando pelas terras, cavernas, minas, fortes, ruínas abandonadas, acampamentos tribais, peregrinações, mercadores, magos loucos fazendo suas corridas matinais, etc…

Quais são os perigos que circundam o mundo? Onde eles vivem, oque eles fazem, isso é segredo do mestre. O mundo de Eternia é vivo, as coisas acontecem, independentemente de haver intervenção dos jogadores. Dragões queimam vilarejos, cultistas malignos continuam com seus rituais macabros, organizações criminosas com sua mão por trás das grandes dramas politicas, e assim vai…

Os jogadores precisam descobrir as dramas, a partir da exploração.

Durante uma interação social, os aventureiros geralmente tem um objetivo. Eles querem extrair informação, garantir auxílio, ganhar a confiança de alguém, escapar de uma punição, evitar um combate,
negociar um tratado ou alcançar qualquer outro objetivo que tenha levado a interação em primeiro lugar.


Por último e não menos importante, o combate. Será no combate que a vida dos aventureiros entraram em jogo. O combate em Fortuna será um esforço em conjunto exigindo estrategia e decisões que influenciaram o destino de todo o grupo.

Navegando pelo Roll20

Muitas telas serão utilizadas no roll20, para missões, venda de itens, arena, etc… Para isso os jogadores devem saber navegar pelas páginas, é bem simples:
Clique no ícone do Mapa, que sempre estará ao canto inferior Esquerdo das páginas.

Agora, no menu que apareceu ao canto superior esquerdo, clique no nome da tela que deseja ir:

O mural de Missões


Os Murais de Missões, são o coração da exploração, antes de partirem para uma jornada. Sempre de uma espiada no mural de Missões, nele serão postados diversas missões e tarefas com recompensas. Até mesmo os jogadores poderão postar suas propiás missões com recompensas.

Selo da missão.

No mural serão postados 3 tipos de missões, as oficiais, as reconhecidas pelo governo e as comuns. O selo serve como uma aprovação do governo de Fortuna, e relevância daquela missão para progressão de Fortuna. Existem 3 tipos de ocasiões:

Sem selo: Não é relevante para Fortuna.

Com selo: O governo local, reconhece a importância da missão.

Selo de Ouro: O selo de ouro, representa a grande importância da missão.

Após completar uma missão

Completou uma missão, e agora oque fazer?!

Isso é simples, basta carregar sua missão até a casa da moeda , lá será pago o valor da recompensa. Mas lembre-se missões não incompletas, pagam metade do valor.

O Mercado entre os jogadores

Em fortuna todos os personagens podem comercializar entre si! basta ir para a Taverna Barbada e postar os seus itens no Comércio, é bem simples! Basta criar texto sobre a página e pronto! seu item está pronto para ser vendido.

Assim que um jogador comprar o seu item, no momento em que você chegar a cidade, você receberá o valor da venda. Anúncios só podem ser criados dentro do Bastião, assim como compras só podem ser efetuadas igualmente.

Criando um Anúncio.

Para criar um anúncio basta você utilizar a ferramenta de Texto, clicar em um espaço vazio do Mercado e escrever o Nome, Dono, Dano, Peso e o Valor que você deseja vener o mesmo. Segue um Exemplo! Quando você anunciar um Item, coloque o mesmo na Ficha Armazém, que se encontra na pasta Inventário!

A grande Arena

Oque é a arena?

A arena é uma área de Fortuna já não muito utilizada, esquecida por muitos, já tiveram seus grandes triunfadores, mas hoje se localiza na parte mais antiga e empobrecida do bastião, ao sul no Bazar Antigo. Lá a grande arena repousa, esperando para ser utilizada pelos combatentes regionais.

Já houveram tempos onde, não havia um dia sem uma boa arena, mas hoje, ocasionalmente uma pessoa é desafiada a um duelo, ou até mesmo um homem louco tenta se digladiar contra um de Javali de Presas Apinhadas.

Para os personagens dentro de Fortuna, a Arena está aberta a todo momento, quando os aventureiros estiverem cansados de receber ofensas de outros aventureiros, porque não desafiá-los a um duelo? Apostas são permitidas! junte seus amigos, inimigos, faça um grande espetáculo. As apostas variam entre, um punhado de peças de ouro, talvez um item mágico, ou quem sabe até mesmo um duelo até a Morte!

Desafiando um jogador

A todo momento, você está livre para desafiar qualquer jogador, sendo também possível desafiar Npcs, podendo valer ou não alguma coisa. Duelos mortais são permitidos na arena, desde que haja honra envolvida em combate.

Para desafiar um jogador, é simples, basta convidá-lo a uma arena. Caso o convite seja aceito, os jogadores devem contactar um Mestre para ocorrer a sessão. As sessões de Duelos são sessões rápidas, de 1x1. Após o termino um vencedor e um perdedor.

Eventos Ocasionais

A arena também é muito utilizada pelo governo do Bastião, para entreter o grande público, espetáculos, competições, gincanas, são organizadas dentro da grande Arena. Os eventos acontecerem ocasionalmente uma vez por semana, sendo convidado todos os Jogadores de Fortuna.

Tais eventos, sempre são bem remunerados, seja por peças de ouro ou regalias valiosas.

Um duelo Mortal

Os duelos mortais, são poucos comuns, já que poucos são corajosos para assumir o risco. Os poucos duelos mortais que acontecem, são um grande espetáculo. Os personagens que morrerem em um duelo mortal, perde-se o personagem assim como em qualquer morte.

Tome cuidado ao fazer um desafio mortal, nem sempre os dados estarão ao seu lado.

Experiencias com diferentes Mestres

Uma das prioridades em Fortuna é que todos os jogadores tenham experiencias similares independentes do mestre que está mestrando a sessão, para isso estamos desenvolvendo um sistema procedural que gera, encontros, recompensas e fatores de distribuição para os jogadores. Para simplificar a ideia vou citar alguns exemplos e seus problemas.

  • O mestre do Grupo A, sempre dá mais itens que o Mestre do Grupo B.
  • O mestre do Grupo C sempre cria encontros mais desbalanceados que o mestre do Grupo B.

Com o sistema iremos balancear, recompensas, dificuldades dos encontros e distribuição de recursos e Peças de Ouro.

Sistema de Downtime

O sistema de tempo de inatividade permite aos personagens perseguir atividades de longo prazo entre sessões de jogo. Um personagem seleciona uma atividade de inatividade e paga o custo dessa atividade em pontos de Downtime e dinheiro. Em nossa mesa após o final de cada sessão, os jogadores ganham 1 Ponto de Downtime, podendo ser gasto entre as sessões ou até mesmo acumulados. Os pontos de Downtime serão gastos para fazer atividades que demandam grande quantidade de tempo, como por exemplo, trabalhar, coletar recursos, pescar, estudar, criar um item, forjar uma arma, repousar, etc…

Recursos e Craft

Os três pilares

O sistema de Criação de itens, casas e barcos, foi fragmentado em 3 pilares, para que seja mais intuitivo e facil de ser utilizado por todos.

Cada recurso possui um peso, sendo que nunca os recursos devem ser removidos das fichas, caso o personagem não possua o recurso coloque o número de itens em 0.

Natural

Recursos naturais inclui, couro, linho, tecido, gordura animal, peles, ervas, plantas. Resumidamente são recursos orgânicos e de grande parte advindos da natureza, animais, plantas, etc…

Minérios

Os minérios, são extraído das minas e do derretimento de armaduras, ferramentas, etc… Entre os minérios estão incluídos, lingotes de todos os tipos de minerais e diversos tipos de pedras preciosas e pedras para construção.

Madeira

Madeira é o própiamente intuitivo, simplesmente madeira.

Como utilizar o sistema de Craft?

É bem simples, parar criar o item desejado, você precisa da ferramenta necessária para tal, e basta você gastar 1 ponto de Downtime, os recursos listados para confeccionar o item desejado e cria-lo!

Para que os recursos servem?

Os recursos em Fortuna, são muitos requisitados, e possuem diversas funções, dentro ou fora do bastião. Diversas áreas utilizam os recursos como fundamento, como por exemplo confeccionar itens, armaduras, armas, ou até mesmo construir casas, estradas, fortalezas, acampamentos, torres avançadas, etc…
A venda e compra de recursos são constantes em fortuna, por isso o valor raramente se altera.
Em fortuna, existiram diversas missões, envolvendo coleta de recursos, seja naturais, minerais ou madeira…

Dificuldade da Mesa.

Todas as mesas do Fortuna são Difíceis, nem sempre basta destruir tudo que está na frente, é importante analisar os inimigos em conflito, e decidir se é o melhor é fugir ou lutar.

A dificuldade não está disposta de maneira gratuita, para matar os jogadores, está distribuída de forma que aprimore a experiencia de todos os jogadores com a mesa. A dificuldade aprimorará a experiencia das seguintes maneira:

  • Estrategia, os grupos precisaram definir estrategias de engajamento ou fuga.

  • Sensação de realidade, aumentar a sensação de existir perigo que realmente pode mudar o mundo.
    Recompensa real, suar bastante para conseguir os seus itens pode ajudar com a sensação de recompensa real.

  • Força interação, a dificuldade faz com que os jogadores precisem comercializar, procurar ajuda dos outros participantes do Fortuna, buscar novas informações, etc…

  • Perpetua a Mesa, e por último a dificuldade da mesa faz com que as coisas descobertas ganhem muito mais valor, avançar não é uma tarefa fácil, fazendo com que a mesa seja mais duradoura e aproveitada por todos.

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Parabéns mano … Só sei que quero Narrar isso bem ai … flws vlws

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