Atributos de personagem (D&D 5E) - Como preencher?

Você é novato e quer aprender, mas tem vergonha de perguntar?
Primeiro: Não tem por que ter vergonha. Ninguém nasceu sabendo.
Segundo: Leia este guia!

Ok, então você tem a sua personagem pronta: Escolheu raça, classe, equipamentos e até alguns traços de personalidade. Agora é hora de preencher a ficha!
Em Dungeons & Dragons - 5ª Edição as personagens tem seis atributos principais, a seguir:

• Força;
  • Destreza;
  • Constituição;
  • Inteligência;
  • Sabedoria e
  • Carisma.
    A descrição de cada um deles pode ser encontrada no Livro do Jogador (LDJ).

Agora, como preencher esses atributos e o que é essa maldição de modificador?
Existem três métodos muito comuns: Pontuação padrão, Point Buy e Rolagem de dados.

• A pontuação padrão é a que vem descrita no LDJ: Você tem seis números padrões que são 15,14,13,12,10 e 8. Escolhe cada um deles para um atributo diferente, não podendo repetir. Depois disso, você soma com o bônus de atributo que a raça da personagem dá e está pronto. Por exemplo, um humano guerreiro poderia ter
    FOR 16 (15+1)
    DES 14 (13+1)
    CON 15 (14+1)
    INT 11 (10+1)
    SAB 13 (12+1)
    CAR 9 (8+1)
  • O point-buy te permite distribuir 27 pontos entre todos os seis atributos, que já começam com um mínimo de 8 pontos em cada. O limite padrão para os valores de cada atributo são: mínimo de 8 e máximo de 17. Na prática, você poderia deixar mais de um atributo fraco para ter mais outros muito fortes, se quisesse. No final vem a soma dos bônus de raça.
  • A rolagem de dados acontece assim: Role 4 dados de 6 lados (4d6) e descarte o de menor valor. Some os valores e terá o número do seu atributo. Em um rolagem com 4, 2, 6 e 1 você descarta o 1 e soma os demais, totalizando um atributo de valor 12. Soma-se os bônus de raça ao final.

Espero que o guia tenha sido útil. Escolha sabiamente e não hesite em perguntar.

2 Likes

Muito bom esse resumo, @thallesbraga. Mas se eu não me engano, o limite máximo para o Point Buy é de 15 e não 17. E também falta dizer quantos pontos cada valor gastaria. Se não, a pessoa não tem como saber. Acredito que tenha uma tabelinha para seguir.

De qualquer forma, uma maneira mais fácil ainda e simplificada de se fazer essa parte da tua ficha (e outras também) é usar o DnD Beyond, se você não for fazer algo muuuuito avançado. Dá uma olhada lá pra quem for novato. :anismart:

1 Like

Tem razão quanto ao limite. Eu pensei no limite com o bônus já aplicado e errei.
Há também outros contadores bem simples de point-buy, como o D&D 5E Tools e o Chicken Dinner.
Obrigado pela dica!

1 Like

Mas vou criticar, pois é isso que eu faço mwhuaahuahua! Brincadeiras a parte, eu acho que podemos ir além, pois foi descrito regras e dicas, mas lanço então a pergunta: por que preencher assim?
Explico: um dúvida que vejo muitos iniciantes, e até mesmo veteranos com menos leitura é o por que colocar tal atributo. Por que Força 14 ou 15? O que isso significa?

2 Likes

Claro que é uma boa pergunta. Aqui vão breves dicas:
Existe uma explicação bem clara do que cada atributo representa no Livro do Jogador. De qualquer maneira, existem vídeos que te ajudam na quick build como o Handbooker Helper
Ative as legendas, se necessário.
Um outra dica que sigo quando monto minhas personagens é:
Não monte o personagem pensado apenas em pontos fortes e fracos. Considere também a personalidade e roleplay. Um exemplo glichê é o bárbaro burro, com modificador de inteligência negativo (não gosto muito, mas é comum).

2 Likes